Projeto une cultura, educação e solidariedade em iniciativa protagonizada pelos estudantes
Por: Paulo Ribeiro e Stella Thomaz - Comunicação Sesi-SP
01/10/202412:51- atualizado às 13:48 em 01/10/2024
No dia 25 de setembro, os alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola SESI de Presidente Prudente – Vila Real apresentaram a peça teatral “Frankie pelo Progresso” no teatro do Centro Histórico Cultural Matarazzo. O espetáculo foi parte do projeto integrado “Progresso”, que reuniu diversos componentes curriculares em um formato interdisciplinar e incluiu elementos de teatro, música e dança, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado significativa e alinhada aos princípios pedagógicos do SESI-SP.
A apresentação não apenas engajou a comunidade escolar e o público presente, mas também teve um importante viés social: para garantir o ingresso, as turmas organizaram uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Ao todo, foram arrecadados mais de 220 kg de alimentos, posteriormente doados para duas entidades assistenciais da região – SOS Criança e Núcleo Tterê.
Com o projeto, os estudantes não só aplicaram conhecimentos acadêmicos e desenvolveram suas habilidades artísticas, mas também colocaram em prática competências socioemocionais, como o trabalho em equipe, a responsabilidade social e a empatia. Cada aspecto da iniciativa, desde a escolha das instituições beneficiadas até a comunicação com as entidades, foi conduzido pelos próprios alunos, reforçando a ideia de protagonismo juvenil e cidadania ativa.
Para um dos responsáveis pelo projeto, o professor Thiago Dutra, a atividade trouxe resultados positivos em diversos níveis. “O saldo foi unir cultura, educação e solidariedade sob o protagonismo dos estudantes, que estiveram à frente de todo o processo: desde a pesquisa e elaboração do roteiro, até a autonomia em ensaios e decisões relacionadas ao local do evento e às doações.”
A experiência reforçou o compromisso do SESI em promover um ambiente educacional que vai além da sala de aula, utilizando a educação como ferramenta para fortalecer habilidades humanas como empatia e solidariedade.
Assista a peça completa pelo link: https://youtu.be/Pa1XL_UfP48?si=qfDGu9IG7jN_N-Bv