O que está buscando?

Atleta de Parabadminton do Sesi Prudente conquista medalhas no Oriente Médio

Vinícius Costa representou o Brasil em competições nos Emirados Árabes Unidos e no Bahrein

 Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
20/05/202514:02- atualizado às 14:09 em 20/05/2025

O atleta Vinícius Costa, do Sesi Presidente Prudente, retornou esta semana de duas competições internacionais de parabadminton: o 6º Fazza Dubai Para Badminton International, realizado de 6 a 11 de maio em Dubai, Emirados Árabes Unidos e o Bahrein Para Badminton International, ocorrido de 13 a 18 de maio em Manama, Bahrein, alcançando resultados expressivos e adquirindo experiência internacional.

 

No torneio de Dubai, que contou com a presença de 150 atletas de 30 países, Vinícius enfrentou adversários de destaque, como o indiano Nagar Krishna, número 3 do mundo, e o atleta de Hong Kong, Chu Man Kai, líder do ranking mundial da categoria SH6 (baixa estatura). Em parceria com Lee Daesung, da Coreia do Sul, conquistou a medalha de bronze na dupla masculina.

 

Atleta Vinícius Costa representa o Sesi Presidente Prudente em competições internacionais de parabadminton.

 

"Minha primeira impressão foi de choque, porque é uma competição muito diferente da realidade que eu já jogava, que eram os nacionais", relatou Vinícius. "O nervosismo pesou um pouco nos primeiros jogos, mas depois consegui jogar bem contra adversários de alto nível internacional", conta.

 

No Bahrein, o atleta do Sesi Prudente ajustar o seu desempenho em quadra. "Cheguei um pouco mais tranquilo", afirmou. "Contra o indiano Nagar Krishna, fiz mais pontos do que em Dubai. Venci o alemão Robin Weiller e alcancei as quartas de final na categoria simples”.

 

Nas duplas, reeditou a parceria com o atleta sul-coreano e conquistou a medalha de prata, jogando contra os indianos Sudarsan Muthusamy e Sivarajan Solaimalai, 9º e 5º do mundo, respectivamente. 

 

  

Medalha conquistada por Vinícius Costa em Dubai, durante o torneio Fazza International, ao lado do uniforme da delegação.

 

Vinícius também ressaltou a importância do apoio recebido durante as competições. "Recebi muitas orientações do técnico da seleção que nos acompanhou, considero isso muito importante para esse processo de amadurecimento que preciso passar" diz.

 

A técnica do Sesi Prudente, Mayara Bacarin, destacou a importância dessas experiências para o desenvolvimento do atleta. “Essas duas competições foram fundamentais para que o atleta se mantivesse ativo no ranking internacional e não ficasse tão atrás quando, de fato, começar a corrida paralímpica. O Vinícius, ocupava a 52ª posição no ranking mundial. Com essas participações, subiu para o 26º lugar, o que representa um avanço significativo. Esse resultado é importante tanto para ele quanto para a nossa instituição, que passa a contar com um atleta mais bem posicionado internacionalmente. Ele fez bons jogos, enfrentou nomes fortes do ranking e pôde vivenciar, de forma concreta, o ambiente competitivo internacional. ", conclui Mayara. 

Leia também