Mikaela Almeida foi ouro na Simples, assim como Yuki Rodrigues, que também conquistou a prata nas Duplas Mistas
Por: Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
29/11/202309:20- atualizado às 09:44 em 29/11/2023
Os atletas de parabadminton que treinam no Sesi Prudente brilharam nos Jogos Parapan-americanos 2023, realizados em Santiago, no Chile. Yuki Rodrigues conquistou a medalha de ouro na Simples da categoria SU5 (deficiência de membros superiores) e a prata na dupla mista. Já Mikaela Almeida foi ouro na Simples, também da categoria SU5.
Atletas do Sesi-SP brilharam no Parapan de Santiago
De volta ao Brasil na última segunda, 27, os atletas foram recepcionados no aeroporto por colaboradores do Sesi, pais de alunos e atletas que também treinam com os medalhistas. “Eu não esperava essa recepção. Estava muito cansada, nem havia percebido que eles estavam aqui. Fiquei muito feliz por receber todo esse carinho por parte deles”, contou Mikaela. Na terça, 28, a Escola Sesi do Parque Furquim também acolheu os atletas com homenagens feitas pelos alunos e professores.
Após vencer a final, Mikaela comemorou muito o seu bicampeonato na competição - Foto: Saulo Cruz/CPB
Após chegar ao lugar mais alto do pódio, Yuki compartilhou os desafios até que a medalha chegasse até seu pescoço. “Joguei praticamente toda a competição medicado e com muitas sessões de fisioterapia. Mas todo esforço valeu a pena e essa medalha não é só minha, é de toda a equipe do Sesi-SP”, diz. Um detalhe importante é que no momento em que Yuki conquistava a sua medalha de ouro, a delegação brasileira chegava a sua 309ª medalha e ultrapassava a edição do Parapan de Lima, Peru, em 2019, fazendo com que Santiago fosse a melhor campanha brasileira da história na competição.
Yuki venceu o cubano Manuel Pargas na final da Simples - Foto: Saulo Cruz/CPB
Para Mayara Bacarin, técnica da equipe, o sentimento é de missão cumprida. “Quando eles chegaram em Prudente nós planejamos o caminho deles, estabelecemos metas e objetivos. Foram anos de muito trabalho, suor e até lágrimas, mas afirmo com toda certeza que conseguimos realizar um bom trabalho e conquistar aquilo que definimos para nós como equipe”, conclui.
"Objetivos foram alcançados", afirma Mayara Bacarin, técnica da equipe de Badminton do Sesi Prudente