O que está buscando?

Estudantes do Ensino Fundamental do SESI Álvares Machado realizam peça teatral e roda de conversa sobre padrões de beleza

Atividade do Eixo Integrador incentiva reflexões sobre autoestima e diversidade

 Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
28/10/202412:49- atualizado às 12:49 em 28/10/2024

Na penúltima semana de outubro, alunos dos 8º e 9º anos da Escola SESI de Álvares Machado realizaram uma ação criativa sobre o tema “Padrões de Beleza”. A atividade, desenvolvida ao longo do ano na disciplina Eixo Integrador, envolveu uma peça teatral, exposição de bonecas, vídeos, slides e cartazes com análises críticas, além de uma roda de conversa. A pesquisa feita pelos estudantes abordou desde a evolução dos padrões estéticos ao longo da história e em diversas culturas até as consequências dos padrões de beleza impostos pela mídia contemporânea, enfatizando o impacto dessas normas sobre a juventude.

 

Os trabalhos foram apresentados para a comunidade escolar e os alunos compartilharam suas análises sobre os padrões estéticos, as classes sociais que historicamente ajudaram a moldar esses padrões e refletiram sobre os estereótipos e a pressão estética vigente na sociedade de consumo. A experiência promoveu um espaço de aprendizado e troca, onde a diversidade e a autoestima foram destacadas.

 

A professora Amarilis Costa, responsável pela disciplina, ressaltou o valor dessa discussão para a faixa etária dos estudantes: “Quando os estudantes começaram a questionar os próprios comportamentos, perceberam que estavam desconstruindo toda essa conjuntura em que estavam inseridos. Acredito que essa atividade contribuiu para o desenvolvimento da autoestima dos educandos e educandas, ensinando-os a valorizar as diferenças e entender que a diversidade é essencial para uma sociedade democrática”, explica.

 

Promover discussões sobre a relação do corpo com o mundo e questionar os padrões de beleza é fundamental para construir uma educação inclusiva, que valorize a diversidade e fortaleça a autoestima dos estudantes. O Sesi-SP proporciona atividades que desenvolvem o senso crítico e a empatia, preparando os alunos para serem cidadãos mais conscientes e acolhedores. 

 

Leia também