O que está buscando?

Equipes da região definem ida ao Festival Sesi de Robótica: inesquecível

Participação na disputa nacional foi cheia de experiências e aprendizados

 Por: Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
06/06/202210:24- atualizado às 15:24 em 06/09/2022

 

As equipes Robobio, da Escola Sesi de Presidente Prudente (Furquim), e Eagles, da Escola Sesi de Osvaldo Cruz, participaram no fim de semana de 27 a 29/05, do 4º Festival Sesi de Robótica, competição nacional realizada no Pavilhão da Bienal de São Paulo. O evento reuniu mais de 1200 estudantes das 27 unidades da Federação.

 

O pódio não veio para as equipes, o que não quer dizer que a participação de ambas não tenha sido produtiva. A Robobio foi uma das finalistas do chamado Desafio das Alianças, o que possibilitou que trouxessem um troféu para casa. “Fizemos uma parceria com a equipe Halley, do Sesi de Birigui. Não vencemos o Desafio da Aliança, mas a Halley acabou sendo a grande campeã entre as equipes do FLL (First Lego League)”, explica o técnico dos prudentinos, Marcio Chidi.

 

“Muito mais do que robôs. O lema do Sesi para a Robótica ficou muito claro em nossos alunos quando retornaram do Festival e as famílias também afirmam isso. Eles aprenderam valores como comprometimento, gratidão, atenção aos problemas da sociedade, trabalho em equipe e autonomia, e isso eles levam para a vida”, destaca a diretora do Furquim, Olga Boscoli. E essa visão é ratificada pelo diretor da Escola Sesi de Osvaldo Cruz, Alicio Filho. “É uma oportunidade para os nossos alunos que não se pode medir. A participação de cada um deles na FLL marca as suas trajetórias e, com toda certeza, jamais será esquecida”.

 

No retorno para casa, as duas equipes foram muito bem recebidas por seus familiares, amigos e equipes escolares, em um momento que foi bem emocionante para todos. “A gente não sabia que estariam nos aguardando no retorno, ninguém esperava. Os alunos ficaram bem emocionados quando viram seus familiares e amigos na porta da escola”, diz o técnico da equipe Eagles, Vinícius Rossini.

 

Participação do Sesi-SP

Na modalidade FIRST LEGO League (FLL), em que os estudantes são desafiados a construir robôs de LEGO com um projeto inovador e o mesmo tem que cumprir uma série de atividades, o Sesi-SP contou com 16 equipes, 120 estudantes (50 meninos e 70 meninas) das escolas de: Araras, Barra Bonita, Bauru, Birigui, Campo Limpo Paulista, Cajamar, Franca, Garça, Jundiaí, Limeira, Oswaldo Cruz, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Rio Claro, São José dos Campos.

 

 Prêmios

1° lugar Champions Award - Equipe Halley da Escola Sesi Birigui

3° lugar Design do Robô – Equipe Fran Robot's da Escola Sesi Franca

3° lugar Projeto de inovação – Equipe Thunderbóticos da Escola Sesi Rio Claro

4° lugar Design do Robô – Equipe Robot Hunters da Escola Sesi Cajamar

1° Lugar Core Values – Equipe Heroes da Escola Sesi de Jundiaí

2° lugar Core Values – Equipe Biotech Barra Bonita da Escola Sesi Barra Bonita

2º lugar Desafio Aliança para as equipes Halley e Robobio, respectivamente das Escolas Sesi Birigui e Presidente Prudente

Recorde nacional e mundial de Tempo de Reação (disparador do carrinho): aluna Maria Luiza Laerdine Quijada – equipe PowerShot da Escola Sesi Valinhos

 

Com o prêmio de 2022, o Sesi-SP se torna 9 vezes campeão nacional do Festival Sesi de Robótica, soma 13 pódios (2º e 3º lugares) e 72 prêmios de categorias.

Leia também