O que está buscando?

Em parceria com a Defensoria Pública Estadual, Escola Sesi do Furquim realiza evento com temática da Consciência Negra

Alunos participam de apresentações e debates sobre racismo e igualdade racial

 Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
12/11/202411:24- atualizado às 11:24 em 12/11/2024

Visando estimular o diálogo e a reflexão sobre igualdade e respeito, a Escola SESI de Presidente Prudente, localizada no Pq. Furquim, realizou o evento BLACK LIGHT II na última segunda feira, 11 de novembro. Destinado aos alunos do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental, além dos estudantes da Escola Municipal Ludovica Ligabo Rodrigues, o evento abordou temas como desigualdades raciais, racismo estrutural e políticas afirmativas e foi realizado em parceria da Defensoria Pública do estado de São Paulo, unidade de Presidente Prudente.

Buscando transformar o ambiente escolar em um espaço de discussão aberto sobre racismo, estereótipos e discriminação, os alunos realizaram trabalhos variados, incluindo poesias, performances teatrais e projetos de pesquisa. “Dessa forma, a escola incentiva a tolerância, a empatia e o respeito mútuo, pois o trabalho com a temática pode estimular os estudantes a questionarem as desigualdades raciais, desenvolvendo mais o senso crítico”, explica a diretora escolar Olga Boscoli.
 

As defensoras públicas Dra. Raissa Campos e Dra. Giovana Devito participaram ativamente do evento, esclarecendo as ações da Defensoria Pública no combate ao racismo e discutindo o papel do Núcleo Especializado de Defesa da Igualdade Racial (NUPIR), além de compartilhar casos reais sobre o tema, como o Caso Brown. Elas destacaram o papel fundamental do conhecimento e da educação no enfrentamento do racismo, acreditando que a conscientização começa com os jovens. “O que pode ser feito para que o racismo seja extinto é a conscientização, então nada mais justo que comece com crianças e adolescentes, que podem trazer um novo olhar à sociedade”, afirma a Dra. Raissa Campos.
 

A Dra. Giovana Devito destacou o papel essencial que o SESI-SP desempenha como referência em direitos humanos e educação inclusiva. Segundo ela, eventos como o BLACK LIGHT II fortalecem os pilares da instituição, promovendo cidadania, respeito e empatia. “As pesquisas e apresentações dos alunos foram de extrema riqueza e evidenciaram o compromisso do SESI-SP em formar cidadãos conscientes e engajados em questões sociais relevantes”, conclui.

O evento foi mais uma ação que reforça o compromisso da instituição SESI-SP em proporcionar um ambiente educacional transformador, onde a diversidade é valorizada e o respeito à igualdade racial é um princípio muito presente.


  

Leia também