Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.
O que está buscando?

Estudantes do Sesi em Regente Feijó realizam trote solidário e mobilizam comunidade escolar

Além da tradicional brincadeira com fantasias, foram arrecadados produtos de limpeza para o Lar dos Velhinhos que atende idosos da cidade

 Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
20/03/202515:26- atualizado às 08:23 em 21/03/2025

 

O último ano do Ensino Médio é marcado por momentos especiais e tradições escolares e os alunos do Terceirão da Escola Sesi de Regente Feijó decidiram ir além da diversão, trazendo um significado ainda maior para o tradicional trote. Com o apoio das professoras Gilmara Beraldo e Karina Vieira e a mediação da equipe gestora, os estudantes transformaram a brincadeira em uma ação solidária. Nas últimas semanas, além de comparecerem à escola fantasiados, eles mobilizaram toda a comunidade escolar para arrecadar produtos de limpeza que foram doados ao Lar dos Velhinhos Nossa Senhora Aparecida de Regente Feijó, instituição que atende idosos na cidade.

 

Estudantes tiveram um momento de interação com os idosos do Lar dos Velhinhos

 

A iniciativa repercutiu entre todas as turmas, pois os próprios alunos do 3º ano visitaram as salas para incentivar as doações, ampliando o impacto da ação. A diretora da escola, Adriana Gimenes, destacou a importância desse movimento: “Entendemos ser essencial ter um propósito maior, contribuindo com ações que realmente fazem a diferença na vida de quem precisa. Esse trote solidário demonstrou o espírito de colaboração e responsabilidade dos estudantes, reforçando a importância de promover a união e consciência social.”

 

Toda a escola foi mobilizada para fazer doações ao Lar

 

Como resultado da ação, os estudantes conseguiram um número significativo de doações, mostrando que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos. "As doações sempre são muito bem-vindas, mas recebê-los aqui para conversar com os idosos tem um significado muito maior, isso que aconteceu hoje não tem dinheiro que pague", diz Nilzete Amabile, Coordenadora do Lar dos Velhinhos. Além de beneficiar o Lar, a ação criou um legado para as futuras turmas, incentivando a continuidade do trote solidário como tradição escolar.

 

Idosos e estudantes puderam conversar e compartilhar experiências e muito carinho

 

Para a professora Gilmara, essa mobilização vai além dos muros da escola e fortalece a conexão com a cidade. “O mais importante é que essa ação vá além do ambiente escolar, alcançando a comunidade de Regente Feijó. Isso não só fortalece o senso de solidariedade nos estudantes de hoje, mas também inspira os alunos dos próximos anos a manter essa iniciativa viva”.

 

Atividade extrapolou os muros da escola, promovendo cidadania e trabalhando as expectativas socioemocionais com os alunos

 

A iniciativa trouxe a percepção de que o trote pode ser mais do que um momento de descontração, sendo uma forma de marcar positivamente a sociedade e reforçar valores essenciais como empatia, colaboração e cidadania. “Pensando nas expectativas socioemocionais, este tipo de atividade prática tem um impacto muito importante na vida dos estudantes”, conclui o Coordenador Pedagógico do Sesi, Luciano Vicente.

 

 

Leia também

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.