O que está buscando?

Ex-aluno da Escola SESI de Presidente Prudente trabalha como médico em aldeia indígena no Amapá

José Luis Boni Junior bateu um papo com os alunos do Ensino Médio e contou sobre sua experiência profissional e pessoal

 Por: Mayara Tolotti - Comunicação Regional
14/10/202016:41- atualizado às 16:43 em 14/10/2020

Com o objetivo de apoiar os estudantes do Ensino Médio em suas escolhas para o futuro, alinhadas ao exercício de cidadania, a Escola SESI de Presidente Prudente convidou o médio e ex-aluno José Luiz Boni Junior para uma conversa sobre sua trajetória profissional e sua experiência como médico em uma aldeia indígena no Amapá.

De família humilde, José Luiz fez o Ensino Fundamental no SESI Presidente Prudente e o Ensino Médio em uma escola pública da cidade. Com esforço e dedicação, conseguiu estudar Medicina na Bolívia e, atualmente, trabalha na Aldeia Bona, no Parque Tumucumaque, a 7 mil quilômetros de casa, a 600 km da capital do Amapá, onde fica 20 dias totalmente sem contato com a família ou a civilização. A oportunidade veio por meio do Programa Mais Médicos e, segundo ele, é a realização de um sonho. “Exercer o dom da Medicina e ajudar quem precisa é uma grande realização”, confessa.

Sua área abrange 24 aldeias e algumas delas são acessadas após uma semana de caminhada no meio da mata. Além da Covid-19 e de atendimentos de emergência, acidentes ofídicos, doenças gastrointestinais, dermatoses e gripes têm sido os procedimentos mais requisitados. “Em um ano de trabalho, antes da Covid-19, o mais difícil foi fazer um parto, no meio da aldeia, de madrugada, sem energia e sem comunicação” conta José Luiz.

A ideia do bate-papo foi promover reflexões entre os alunos sobre autoconfiança e persistência em seus projetos, compreensão do mundo do trabalho e seus impactos na sociedade, bem como das novas tendências e profissões. Além de auxiliá-los na definição de seus objetivos e planejamento de metas.

Leia também