O que está buscando?

Programa Agente de Trânsito Mirim é realizado com estudantes da Escola Sesi no Parque Furquim

Objetivo é conscientizar os alunos sobre mobilidade e segurança no trânsito

 Por: Stella Thomaz, Comunicação Regional Sesi-SP
11/04/202410:58- atualizado às 11:40 em 11/04/2024

 

Nos dias 4 e 5 de abril, os alunos do ensino fundamental da Escola Sesi de Presidente Prudente, no Parque Furquim, participaram do programa “Agente de Trânsito Mirim", realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança (SEMOB). Essa iniciativa visa capacitar os estudantes para exercerem a cidadania de forma consciente, promovendo mobilidade e segurança no trânsito. 

 

Compreendendo a importância da prática, os alunos participaram de aulas teóricas e experiências práticas na "Cidade Mirim", onde puderam aprender de forma interativa e imersiva. “Ao concluírem o programa, os participantes receberam certificados que os reconhecem como Agentes de Trânsito Mirim, preparados para promover a segurança nas ruas da comunidade”, explica o agente de trânsito Almeida, que ministrou as aulas do curso. 

 

Segundo a professoras responsáveis pelo projeto, Cristina Novais, Rosiane Nunes e Tatyana Ribeiro, a ação complementa os conteúdos abordados no Material Didático de Ciências da Natureza, que uniu a importância da reciclagem, paisagem urbana e paisagem rural e a importância das leis na sociedade, incentivando a conscientização ambiental por meio da reciclagem, onde os estudantes construíram com o auxílio da família, veículos com materiais reaproveitados. 

 

“Além disso, medidas sustentáveis em sala de aula contribuem para que os estudantes aprendam novos hábitos e se tornem mais conscientes da importância de dar atenção às suas ações no dia a dia”, diz Tatyana. “Ao investir na formação das crianças como Agentes de Trânsito Mirim, estamos promovendo não apenas a segurança viária, mas também o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na comunidade”, conclui. 

  

Programa Agente de Trânsito Mirim 

 

 De acordo com o Decreto Municipal nº 34.791/2023, o Programa Agente de Trânsito Mirim está sendo implementado nas escolas da rede municipal, e da rede particular, mediante solicitação e autorização da SEMOB. 

 

O programa abrange uma variedade de conceitos essenciais, como trânsito, participantes do tráfego, meios de transporte, equipamentos de segurança, acessibilidade e consciência ambiental.