O que está buscando?

Sesi Furquim realiza mostra de vídeos em alusão ao Dia da Consciência Negra

Atividade envolveu os alunos do terceiro ano do ensino fundamental

 Por: Comunicação Regional Sesi-SP
22/11/202316:47- atualizado às 16:51 em 22/11/2023

 

Nos dias 16, 17 e 21 de novembro, os alunos do Ensino Fundamental 1 da Escola do SESI Furquim promoveram uma mostra de vídeos sobre as principais etnias que contribuíram para a formação do povo brasileiro, destacando a importância da população negra. A atividade foi realizada tendo em vista o feriado da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.

 

Grupo de capoeira Abadá apresentou-se durante a mostra

 

Durante os três dias de apresentação, as professoras responsáveis pelas turmas do 3º ano A, B e C, Rosiane Nunes e Tatyana Ribeiro, também incluíram atrações culturais no evento como a apresentação de capoeira da Escola Abadá Capoeira e um número de dança afro.

 

Entre os alunos que produziram os vídeos e organizaram a mostra, a sensação é de que sentem representados com o tema. De acordo com a professora Tatyana Ribeiro, o objetivo da mostra era preparar os estudantes para trabalhar o tema com base em suas referências de vida. “Sempre estimulamos cada estudante para que possam pensar sobre as diferenças, entendendo-as como parte da convivência entre as pessoas". Assim, cada aluno pode posicionar-se criticamente ao responder os questionamentos propostos pela tarefa, resultando em diálogos muito produtivos sobre a pauta da consciência negra.

 

Alunos foram as grandes estrelas do evento, que contou com a presença de familiares e convidados

 

A sistematização desse trabalho em forma de vídeo fez com que os estudantes explorassem a criatividade e mostrassem interesse ao realizar a pesquisa exploratória sobre a data e as etnias discutidas para além da sala de aula. Eles puderam explorar diferentes habilidades e formas de interpretar o mundo, evidenciando as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

 

O objetivo de momentos como esse no SESI é proporcionar um ambiente educacional mais inclusivo e consciente, tanto para os alunos e professores quanto para o público que assiste. Dessa forma, todos têm a oportunidade de ampliar seus horizontes em relação a assuntos fora do seu conhecimento e aprender mais sobre igualdade, solidariedade e respeito.

 

Professores e gestão escolar trabalham juntos para que o processo de aprendizagem aconteça de forma plena

 

*Colaborou Stella Thomaz, sob supervisão

Leia também