O que está buscando?

Teatro “Miguilim Mutum” é apresentado na escola Sesi do Furquim em Prudente

Alunos do Sesi de Prudente e de Santo Anastácio puderam assistir a peça baseada na obra de Guimarães Rosa

 Por: Comunicação Regional Sesi-SP
20/10/202313:16- atualizado às 13:21 em 20/10/2023

 

Na última quinta, 19 de outubro, estudantes das escolas Sesi de Presidente Prudente e Santo Anastácio tiveram uma programação diferente. É que eles puderam assistir a peça “Miguilim Mutum”, drama com adaptação de uma das obras do escritor brasileiro João Guimarães Rosa, encenada pela Companhia Azul Celeste de São José do Rio Preto. O objetivo foi proporcionar uma experiência e compreensão diferente do escritor.

 

A apresentação é parte de turnê da Companhia Azul Celeste pelas escolas do Sesi no interior do estado. A história, com classificação livre, narra a jornada de aprendizado do jovem Miguel, que ao aos poucos descobre os encantos e desafios do crescimento e do conhecimento, se transformando internamente.

 

O professor de Língua Portuguesa, Diego Durães, da escola de Prudente, ressaltou a importância de eventos culturais como este. “Muitos estudantes não teriam acesso a tais experiências se a escola não os promovesse, e esse é um dos nossos papeis: proporcionar o acesso à cultura, arte e teatro aos nossos alunos”, afirma.

 

Durante uma conversa com os alunos após a apresentação, o professor observou que muitos destacaram o uso da linguagem popular na obra e apreciaram a forma como os atores Henrique Nerys e Luis Andrade trocavam de personagens e elementos, com o objetivo de retratar a passagem do tempo na linguagem teatral.

 

O espetáculo “Miguilim Mutum” é uma referência à obra de Guimarães Rosa, autor frequentemente abordado em vestibulares. A mediadora cultural da unidade, Camila Mancini, analisa que a peça veio para região no momento certo. “Ela oferece aos estudantes uma abordagem mais leve e envolvente durante o estudo desses escritores, facilitando a compreensão dos mesmos”, conclui Camila.

 

*Com colaboração de Stella Thomaz, sob supervisão

Leia também