Evento discutiu bullying, cyberbullying e práticas restaurativas no ambiente escolar
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
16/09/202509:04- atualizado às 11:51 em 16/09/2025
A Escola Sesi de Presidente Prudente (Pq. Furquim), em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, representada pela defensora Giovana Devito, e outras instituições de ensino da cidade, promoveu uma ação coletiva voltada à promoção da cultura de paz nos espaços escolares. O encontro reuniu estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio e contou com a presença de escolas municipais, estaduais e do Sistema S.
Os alunos participaram de uma roda de conversa que teve como ponto de partida a leitura de notícias sobre bullying e cyberbullying. Em grupos, debateram sobre os casos apresentados e refletiram sobre possíveis soluções e impactos dessas situações no ambiente escolar.
Ao final, também foi apresentado os trabalhos produzidos nas escolas, como folders e cartazes que refletiam sobre a temática, reforçando o protagonismo dos estudantes no processo de reflexão.

Além do debate e os trabalhos, a programação envolveu manifestações culturais que ajudaram a sensibilizar os participantes, como a poesia do estagiário da Defensoria Pública, Guilherme Leandro Moreira, a apresentação de rap de Pedrinho MC e o teatro “O Livro do Mundo Inteiro”, realizado pelo SESC Thermas em parceria com a trupe Dunavô.

A ação destacou ainda a importância da Lei 14.811/2024, que passou a tipificar bullying e cyberbullying como crimes no Código Penal, chamando a atenção para a responsabilidade da comunidade escolar diante do tema.
Essa parceria entre escolas, Defensoria Pública e instituições culturais reforçou a necessidade de construir ambientes de respeito, empatia e diálogo como forma de prevenção à violência e promoção da cultura de paz.