Projeto interdisciplinar une artes, educação física e outras áreas do conhecimento para promover protagonismo estudantil e consciência socioambiental
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
16/05/202510:04- atualizado às 10:11 em 16/05/2025
Estudantes do 1º ao 5º ano da Escola SESI de Regente Feijó realizaram apresentações circenses como parte de um projeto pedagógico interdisciplinar. A atividade envolveu malabarismo, mágica, acrobacias, danças e músicas, com o tema central “O fim do uso de animais em espetáculos de circo”.
O projeto é uma prática tradicional na unidade. A cada ano, os professores de Artes e Educação Física, em conjunto com os alunos, definem uma temática a ser trabalhada. “Trata-se de uma construção coletiva, que valoriza a criatividade, o protagonismo estudantil e a interdisciplinaridade”, explicam as professoras Iara Rogéria Oliveira e Taís de Alcântara.

Apresentações abordam o fim do uso de animais no circo e valorizam a expressão artística.
Neste ano, o foco foi a reflexão sobre a importância da diversão no circo sem o uso de animais. Os estudantes encenaram a chamada “terapia dos bichos”, abordando a libertação animal e o respeito à vida. A proposta pedagógica buscou desenvolver competências socioemocionais, autonomia, liderança e trabalho em equipe.
Os alunos do 5º ano participaram ativamente dos bastidores do espetáculo, assumindo funções como direção artística, cenografia, fotografia e apoio aos colegas mais novos. “Ver esse amadurecimento é muito significativo para nós, que acompanhamos de perto sua trajetória ao longo dos anos”, destacam as professoras.
A atividade envolveu conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Em Artes, foram trabalhados expressão corporal, criação cênica, figurino, dança e música. Em Educação Física, os estudantes desenvolveram habilidades motoras, coordenação, equilíbrio e consciência corporal. As demais disciplinas também estiveram presentes por meio de atividades práticas e integradas, como leitura e produção de roteiros, noções de tempo e medida, história do circo e uso de tecnologia na produção audiovisual.

Equilíbrio e concentração marcaram as apresentações de acrobacia dos estudantes.
As professoras destacam que o projeto se estende para além da sala de aula e promove o sentimento de pertencimento na comunidade escolar. “Ações interdisciplinares como essa ampliam o sentido da aprendizagem e tornam o ambiente escolar mais vivo e conectado com a realidade dos estudantes”, afirmam.
A proposta também estimulou o envolvimento das famílias, que participaram como público das apresentações. Para os alunos, foi um momento de exposição dos aprendizados e de valorização de suas habilidades. A atividade conclui um ciclo de desenvolvimento que alia teoria e prática, promovendo a aprendizagem por meio da experiência e do envolvimento ativo dos estudantes.

Famílias acompanham e celebram o protagonismo e a criatividade dos alunos.