Ex-aluna do Sesi em Presidente Prudente desenvolveu material para uso na faculdade
Por: Paulo Ribeiro - Sesi Presidente Prudente
18/03/202109:39- atualizado às 09:46 em 18/03/2021
Um sentimento de estar de volta para casa, de estar em casa. É dessa forma que Maria Eduarda Martins Pereira, ex-aluna da escola Sesi na Vila Furquim, em Presidente Prudente, define a experiência de poder retornar ao ambiente escolar, especialmente ao laboratório Fab Lab. Para ela, que estudou desde o primeiro ano do ensino fundamental na unidade, ter a possibilidade de estar de volta ao espaço onde foi formada não apenas como aluna, mas também como ser humano, é muito especial.
Agora estudante do curso de Design de Interiores e com planos para cursar Arquitetura, Maria Eduarda cresceu pelos corredores da escola em Presidente Prudente. “Aqui foi minha segunda casa por muito tempo. Eu estudava, passava o dia aqui, fazia aulas de dança. O ensino sempre foi muito dinâmico, com inovações que traziam o aluno para a prática e levava ao aprendizado efetivo”, conta. Além disso, a ex-aluna destaca que sua formação foi além das disciplinas escolares. “Somos formados, acima de tudo, para sermos seres humanos melhores. Aprendemos sobre nossas competências socioemocionais, empatia e solidariedade, e isso vou levar comigo para a vida, para sempre”.
Na última semana, esse sentimento de estar de volta ao lar foi despertado em uma visita ao Fab Lab do Sesi da Vila Furquim, em Presidente Prudente, durante o Open Day. Para atender a uma necessidade de seu curso superior, ela veio até o laboratório para produzir uma prancheta de desenho. “Eu imaginava algo mais simples, apenas para poder desenvolver as atividades da faculdade, mas, com a ajuda do Rogério (técnico do laboratório), ficou muito além do que eu imaginava, inclusive personalizado com meu nome e com um custo bem menor do que se fosse comprar pronto”, explica.
A possibilidade de poder voltar à escola mesmo após a conclusão do ensino médio é algo que deixa Maria Eduarda muito feliz. E isso não apenas por permitir que ela volte ao lugar que é um dos mais importantes para ela, mas também por permitir que a comunidade tenha acesso à tecnologia disponível. “Projetar e construir algo que pode transformar a vida das pessoas, para mim, é algo incrível, e o Fab Lab me possibilita isso até hoje. Espero poder retribuir ao Sesi tudo o que ele fez por mim e por minha família”, conclui a futura designer de interiores e arquiteta.
O Fab Lab no Sesi
O Sesi-SP possui a maior rede Fab Lab do mundo, considerando o número de laboratórios, além de ser o primeiro Fab Lab Escola no País. Os 33 laboratórios ligados à do Sesi-SP estão conectados em tempo real a 30 países, de 24 fusos horários diferentes, recebendo e transmitindo novas experiências.
Para Rogério Miranda Novais, técnico responsável pelo laboratório em Presidente Prudente, é um espaço que possibilita a troca de aprendizagens. “Tudo que é criado aqui tem sempre esse objetivo principal. Em nossa unidade, temos a disposição uma máquina de corte a laser, duas impressoras 3D, uma plotter recorte, uma mini fresadora CNC, uma prensa térmica, uma máquina de costura digital, notebook’s, uma bancada eletrônica e ferramentas manuais. Tudo isso a disposição dos alunos e da comunidade durante o Open Day”, detalha.
A rede Fab Lab é um programa educacional do Center of Bits and Atoms (CBA), do MIT (Massachusetts Institute of Technology), da Fab Foundation. Essa rede é composta principalmente por organizações comunitárias, instituições de ensino e organizações sem fins lucrativos. A fundação tem como missão promover o acesso a ferramentas, ao conhecimento e aos meios financeiros para educar, inovar e inventar, usando tecnologia e fabricação digital para permitir que qualquer pessoa possa fazer, quase, tudo, sempre visando e possibilitando melhoria de oportunidades aos atendidos.
E o Open Day?
Excepcionalmente, por conta da fase emergencial, o Open Day está suspenso.
Quando as atividades forem retomadas, toda segunda-feira é dia de Open Day no Fab Lab Escola no Sesi da Vila Furquim, em Presidente Prudente. Nesse dia o laboratório é aberto das 13 às 17h para que toda comunidade possa vir, conhecer as instalações e equipamentos e, até mesmo, colocar em prática algum projeto ou ideia.
Para tirar dúvidas e agendar uma visita, é preciso entrar em contato com Rogério, o técnico do laboratório, pelo email: rogerio.morais@sesisp.org.br. Nas situações em que a pessoa queira realizar algum projeto prático, é preciso que se leve o material necessário para a atividade.