Atividade mobilizou estudantes das duas cidades e obteve resultados além das questões pedagógicas
Por: Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
07/06/202317:26- atualizado às 12:50 em 11/08/2023
Quando foi a última vez que você escreveu uma carta de próprio punho? Pensar no assunto, colocar as ideias no papel, preparar o envelope e depois postar. Foi essa a experiência que os alunos da Escola Sesi de Presidente Prudente, no Jd. Vila Real, e da Escola Sesi de Presidente Epitácio puderam vivenciar. O projeto Meu Amigo Postal foi inspirado em uma atividade realizada durante o Saber em ação, processo de formação dos professores da rede Sesi-SP, e propôs aos estudantes dos 7º anos da escola de Prudente que produzissem uma carta com uma narrativa autobiográfica que foi enviada aos alunos do 6º e 7º ano da escola de Epitácio, que posteriormente responderam.
Cartas foram escritas a mão pelos estudantes, em formato de narrativa autobiográfica
“A ideia era aproveitar o conteúdo para incentivar os alunos na produção do texto e também fazer novos amigos por meio do gênero textual proposto na atividade, a carta. Os alunos se dedicaram bastante e foram muito engajados na realização da tarefa”, explica Sirlei Souza, professora de Língua Portuguesa da escola Sesi de Prudente, que juntamente com a professora Renata Cristo desenvolveu o projeto. “A experiência como um todo foi superbacana, mas o que mais chamou atenção foi a expectativa que eles criaram por esperar a resposta da carta. Essa galera, nativos digitais, nunca haviam recebido uma carta e experimentado dessa adrenalina da espera na comunicação, uma vez que vivem conectados e tem acessos instantâneos em suas interações”, explica Renata.
A produção foi feita com muito carinho, inclusive dos envelopes
Do outro lado, os alunos da escola de Epitácio também ficaram na expectativa. “Foi um momento até emocionante quando as cartas chegaram aqui para os nossos alunos. Eles ficaram curiosos para saber mais sobre os novos amigos, como eram fisicamente, o que já tinham vivido e várias outras dúvidas. O resultado da atividade foi muito além da questão pedagógica, percebemos que envolveu até emocionalmente os alunos das duas escolas”, revela Wildilene Bispo, professora de língua portuguesa e inglês da escola de Epitácio.
Com a empolgação, alguns estudantes fizeram a leitura das cartas que receberam mais de uma vez
O feedback da atividade foi tão positivo que um encontro entre as duas turmas foi agendado para o próximo dia 16 de junho, na Escola Sesi de Epitácio. “A simples troca de cartas entre os estudantes gerou uma expectativa muito grande para que pudessem se conhecer pessoalmente. Esse encontro aqui em Epitácio, na unidade linda que nós temos aqui às magens do Rio Paraná, vai permitir que eles se conheçam e coroar esta atividade de forma muito especial", conclui a professora Wildilene.