Atividade destacou a importância da inclusão de cientistas e figuras negras no currículo escolar
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
07/11/202413:25- atualizado às 13:48 em 07/11/2024
As alunas Yasmin Ramos, Sara Cotrim , Amanda de Araújo e Laura Dellovo, do 2º ano do Ensino Médio da Escola SESI de Osvaldo Cruz, participaram do Congresso de Iniciação Científica Júnior (CIC Júnior), promovido pelo Centro Universitário de Adamantina entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro. No evento, elas apresentaram o trabalho “Descolonização do Currículo: Os reis, rainhas e cientistas negros esquecidos”, uma pesquisa que busca evidenciar figuras negras frequentemente ausentes nos materiais didáticos.
Durante a trabalho, as estudantes realizaram entrevistas com estudantes de três escolas de Osvaldo Cruz, perguntando se conheciam cientistas, reis, rainhas e príncipes negros. Ao constatarem a pouca familiaridade dos alunos com essas figuras, concluíram a importância de um estudo mais aprofundado sobre o tema. Como referência, elas consultaram o livro “Pacto da Branquitude”, de Cida Bento, além de livros didáticos de várias redes de ensino, identificando uma carência de conteúdos sobre personalidades negras.
A pesquisa teve impacto direto na preparação para a redação do ENEM de 2024, que abordou “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.” A professora orientadora Andressa Rezende afirmou que o estudo ajudou as alunas que prestaram o exame, pois puderam usar trechos e conceitos discutidos durante a pesquisa. Além disso, as estudantes apresentaram no congresso os materiais didáticos do SESI-SP, destacando os boxes dedicados à cientistas negros e mulheres da área de ciências da natureza.
O projeto reflete o compromisso do SESI-SP com a valorização da diversidade cultural em seus materiais e currículo, preparando estudantes para se tornarem cidadãos mais conscientes e respeitosos das diversas heranças culturais. A apresentação das alunas no CIC Júnior reafirma a importância de um ensino inclusivo, que reconhece e celebra contribuições afro-brasileiras e promove um ambiente educacional mais igualitário.