Alunos do Ensino Médio da Escola SESI de Álvares Machado visitam museu e aldeia indígena em Tupã e Arco-Íris como parte de atividades integradas às disciplinas de História e Arte
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
08/08/202509:59- atualizado às 09:59 em 08/08/2025
No dia 1º de agosto, a Escola SESI de Álvares Machado realizou uma visita pedagógica ao Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã/SP, e à Terra Indígena Vanuíre, localizada no município de Arco-Íris/SP. Participaram da atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio, acompanhados pelos responsáveis Amarílis Costa da Silva (professora de História), Patrícia da Silva Martins (professora de Arte) e Felipe Brito (bibliotecário).

A ação teve como objetivo promover a valorização da cultura indígena brasileira e incentivar a reflexão sobre os processos históricos de colonização, resistência e diversidade sociocultural. A atividade proporcionou o contato direto com saberes tradicionais e modos de vida dos povos originários, com destaque para o encontro com a pajé Kaingang Dirce Jorge Lipu Pereira.

Segundo a professora de História, Amarílis Costa, a visita aprofundou discussões iniciadas em sala de aula: “Foram momentos de reflexão essenciais para uma formação humana, de respeito à diversidade e para a valorização da cultura indígena, contribuindo para a desconstrução do pensamento eurocêntrico.”
A programação está alinhada aos conteúdos do capítulo 6 de História, que aborda os impactos da chegada europeia à América e a resistência indígena frente à colonização. Em Arte, os temas dialogam com a unidade que investiga manifestações religiosas, espirituais e culturais, além de habilidades que envolvem o reconhecimento da influência indígena nas expressões artísticas brasileiras.

Durante o passeio, os estudantes observaram aspectos do modo de vida indígena, refletiram sobre o processo de aculturação e sobre as violências históricas enfrentadas por esses povos. A escuta dos relatos da pajé Dirce possibilitou reflexões sobre preconceito, apagamento histórico e a importância de incluir vozes indígenas no currículo escolar. A experiência sensorial no espaço da aldeia também gerou debates sobre o respeito à natureza e os direitos das comunidades indígenas.
A visita evidenciou a importância de ações pedagógicas que promovam o contato com diferentes perspectivas culturais e contribuam para o fortalecimento de uma formação crítica e cidadã.
