O que está buscando?

Equipe Robobio participa da final da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR

Alunos do 1º ano do Ensino Médio representam a região na competição

 Por: SESI Presidente Prudente
08/11/201809:53- atualizado às 14:33 em 24/01/2019

A equipe Robobio, composta por alunos do 1º ano do ensino médio, da escola SESI de Presidente Prudente, participa da etapa final da OBR, em João Pessoa/PA.

O grupo é formado pelos estudantes Cauê Kempe Rodrigues, 15 anos; João Henrique Ramalho da Silva, 16 anos; Maria Eduarda de Castro Soares, 15 anos, e Raphael Augusto Jurazeki Vioto, 15 anos. Além dos Analistas de Suporte em Informática, Anderson Akio Gohara e Marcio Haruhiko Chidi.

Nesta etapa, o grupo enfrenta 44 adversários e precisa fazer com que o robô Flash percorra o trajeto sem erros, passando pelos obstáculos e resgatando as vítimas encontradas pelo caminho.

Segundo Marcio, o desafio é novo e muito maior do que o superado nas fases regional (realizada em Ourinhos, onde a equipe conquistou o 1º lugar) e estadual (realizada em São Bernardo do Campo, onde recebeu o prêmio de melhor escola privada).

Para Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli, diretora da escola, a felicidade em ver esses jovens tão engajados na cultura maker é enorme. “Com o aprendizado na prática, eles são motivados a resolver os problemas que acontecem durante o processo da construção do robô e a pensar no planejamento das estratégias e essas ações podem ter significado no futuro, como o desenvolvimento de competências para a vida. É fantástico ver a evolução de cada estudante no processo! Somos muito gratos pelo esforço e pela coragem de todos frente aos desafios que surgem pelo caminho, pois, muitas vezes, esses jovens abriram mão de estar com seus familiares e amigos para treinarem em grupo e nunca desistirem”, relata Olga.

Na final, além de Presidente Prudente, o SESI está representado também por alunos de Araçatuba e Birigui.

A OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino e aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Possui duas modalidades a prática e a teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com o tema. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Leia também