O que está buscando?

Alunos do Sesi Furquim aprendem sobre longitude e latitude com laboratório portátil

Tecnologia utilizada substitui mais de 20 instrumentos tradicionais

 Por: Stella Thomaz/Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
10/10/202412:25- atualizado às 12:37 em 10/10/2024

Os estudantes do 4º ano da Escola SESI de Presidente Prudente, localizada no Parque Furquim, participaram de uma aula prática e tecnológica utilizando o Labdisc para aprender sobre longitude e latitude.  Com funcionalidades que vão desde a medição de pressão atmosférica, latitude e longitude até velocidade, umidade relativa e GPS, o Labdisc é uma ferramenta moderna e eficiente para otimizar o conteúdo das disciplinas e oferecer uma experiência prática e inovadora aos alunos.

 

O dispositivo foi utilizado durante a aula para a coleta de dados geográficos, como a latitude dos diferentes pontos do espaço escolar, ajudando os alunos a compreender de maneira mais prática e direta os conceitos geográficos. “O ensino é fascinante, desafiador e mágico. O Labdisc transforma cada aula em uma experiência dinâmica e divertida, e as crianças puderam explorar diferentes habilidades e formas de interpretar o mundo, evidenciando as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente”, comenta a professora de Ciências Humanas, Tatyana Ribeiro.

 

Para complementar a atividade, após a coleta dos dados com o laboratório portátil, os alunos utilizaram o LIM (Laboratório de Informática Móvel) da escola para inserir os resultados no Google Earth. Esse programa permite que os alunos visualizem os pontos em uma plataforma digital, observando a relação entre os dados coletados na escola e sua projeção no mapa-múndi.

 

A atividade teve como objetivo tornar o aprendizado mais dinâmico e estimular o interesse dos alunos pela geografia. Além de ensinar os conceitos tradicionais, o uso de novas tecnologias como o Labdisc e o Google Earth promove um ambiente educacional mais interativo e engajador, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda e prática dos conteúdos abordados.

 

Para o SESI-SP, momentos de aprendizado como esse demonstram o papel da instituição em educar de maneira inovadora e integrada, garantindo que os estudantes tenham acesso a métodos de ensino que vão além dos tradicionais. Com o uso de tecnologias modernas, a escola busca despertar a curiosidade e o protagonismo dos alunos, tornando o aprendizado mais atraente e significativo. 

 


  

 

Leia também