O que está buscando?

Imersão cultural Afroverso promove reflexão crítica sobre culturas africanas na Escola SESI do Vila Real

Ação integrada entre Artes, Língua Portuguesa e História envolveu alunos em um projeto voltado à valorização da história e dos saberes africanos

 Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro / Comunicação Sesi-SP
04/06/202511:10- atualizado às 11:20 em 04/06/2025

Com a proposta de ampliar a compreensão sobre a diversidade histórica e cultural do continente africano, as turmas do 7º ano da unidade do SESI de Presidente Prudente – Vila Real, realizaram a Imersão Cultural Afroverso. A ação integrou os componentes de Arte, Língua Portuguesa e História e envolveu pesquisas e apresentações com foco em temas como máscaras, danças, gastronomia, religiões, herança linguística, contações e impérios africanos, além do Afrofuturismo e sua presença na cultura pop.

 

O projeto foi voltado ao público interno, com estudantes dos 6ºs anos convidados a percorrer os espaços temáticos criados pelos colegas. As produções refletiram o percurso de estudo e o entendimento dos alunos sobre a riqueza e complexidade das culturas africanas na Antiguidade e na Idade Média, antes da presença colonial europeia.

 

 

Alunos e professores responsáveis reunidos no dia da ação escolar

 

Segundo o professor Thiago Dutra, de História, um dos pontos que mais despertou o engajamento dos alunos foi o caráter artístico da proposta. “Com a proposta de apresentar para outros alunos da escola, eles se engajaram em produzir algo que despertasse interesse dos estudantes, de forma dinâmica e com uma estética envolvente”, explicou.

 

Ainda de acordo com o professor, a atividade permitiu um deslocamento importante de percepção sobre o continente africano. “Durante as apresentações, brilhavam os olhos ao falar sobre riquezas naturais e culturais, diversidades, sabedorias e perspectivas que não são tão conhecidas popularmente no Brasil.”

 

 

As apresentações englobaram danças e conhecimento da língua africana 

 

A ação integra a proposta pedagógica de desenvolver habilidades relacionadas à valorização da pluralidade cultural, ao pensamento crítico e ao reconhecimento da contribuição dos povos africanos para a formação da sociedade brasileira. 

Leia também