Atividade uniu aprendizado sobre etnias formadoras do Brasil e fabricação digital
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
07/02/202513:44- atualizado às 13:44 em 07/02/2025
Os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental I da Escola SESI de Presidente Prudente (Furquim), participaram de um projeto educativo voltado ao estudo das principais etnias que contribuíram para a formação do povo brasileiro: africana, indígena e europeia. O projeto, intitulado "Caixa das Etnias", buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre a diversidade cultural do país, estimulando a valorização e o reconhecimento das diferentes influências presentes na sociedade brasileira.
A iniciativa contou com a colaboração do Fab Lab, um espaço educacional de fabricação digital que disponibiliza ferramentas tecnológicas para a criação de protótipos e experimentação criativa. Durante a atividade, os alunos produziram caixas em MDF para colocar objetos e fichas em MDF informativas sobre a culinária e as brincadeiras das etnias, culminando em uma apresentação final para compartilhar suas descobertas.
"Esse projeto proporcionou um ambiente educacional mais inclusivo e consciente para os estudantes. Uma oportunidade de aprender mais sobre igualdade, solidariedade e respeito além de estimular diferentes habilidades e formas de interpretar o mundo, evidenciando as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente”, destaca a professora Tatyana Ribeiro, que mediou a atividade na disciplina de Ciências Humanas.
O projeto realizado em sala de aula “Caixa das Etnias” reforçou a importância de integrar diferentes áreas do conhecimento, conectando história, cultura e tecnologia para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos.