O que está buscando?

Estudantes participam de palestra sobre comunicação não violenta na Escola SESI de Álvares Machado

Atividade faz parte do Projeto Profissões e estimula empatia, diálogo e resolução de conflitos no ambiente escolar

 Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
14/03/202513:46- atualizado às 14:02 em 14/03/2025

No início da semana, os estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da Escola SESI de Álvares Machado participaram de uma palestra sobre Comunicação Não Violenta (CNV), ministrada pela professora Gelise Soares, docente da disciplina de Comunicação e Expressão do curso de Gestão Empresarial da FATEC Presidente Prudente. A iniciativa teve como objetivo incentivar os alunos a compreender e nomear suas emoções, aprimorando a forma como se expressam e se relacionam. A proposta busca fortalecer laços de empatia e compreensão mútua, promovendo um ambiente mais harmônico dentro e fora da escola.

 

A atividade faz parte do Projeto Profissões, uma iniciativa da escola que, em conjunto com todas as disciplinas e promovendo a interdisciplinaridade, convida palestrantes para compartilhar conhecimentos e experiências com os alunos do Ensino Médio. O projeto conta com a participação de professores universitários, profissionais do mercado e ex-alunos da escola, abordando temas que contribuem para a formação acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes.

 

"Infelizmente, muitas vezes não percebemos que pequenos atos ou palavras podem ser inapropriados ou até mesmo violentos. O objetivo desse bate-papo foi conscientizar os alunos de que boas relações interpessoais dependem de uma comunicação eficaz, capaz de evitar diversos conflitos. A palestra gerou questionamentos importantes e reflexões significativas entre os estudantes", destacou a palestrante.

 

Além de abordar técnicas para melhorar a comunicação no cotidiano, a palestra reforçou a importância do diálogo respeitoso na resolução de conflitos. O aprendizado adquirido pelos estudantes pode ser levado para diversos âmbitos da vida, desde as interações familiares até o ambiente profissional.

 

"Ações como essa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades essenciais para mediar conflitos de forma saudável, estimular a empatia e fortalecer relações. Além disso, eles se tornam multiplicadores desse conhecimento em suas famílias e comunidades. A Escola SESI de Álvares Machado valoriza a cultura do diálogo e a construção de um ambiente escolar mais democrático, princípios fundamentais da Rede SESI-SP", ressaltou o professor Walter Marciano, um dos responsáveis pela atividade.

 

Por meio de projetos como este, o SESI-SP forma jovens não apenas academicamente preparados, mas também socialmente conscientes e capacitados para transformar suas relações e seu futuro.

 

  

Leia também