Evento reforça a valorização do conhecimento e incentiva a participação em competições educacionais de destaque
Por: Stella Thomaz e Paulo Ribeiro - Comunicação Sesi-SP
06/12/202409:50- atualizado às 12:13 em 17/12/2024
Na última sexta-feira de novembro (29), os alunos da Escola SESI de Presidente Prudente, no Parque Furquim, foram homenageados com medalhas e certificados por suas participações na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As iniciativas são abertas a escolas públicas e privadas e promovem o interesse por Astronomia, Astronáutica e ciências correlatas de forma lúdica e colaborativa.
A OBA busca difundir o conhecimento básico dessas áreas e fomentar a cooperação entre alunos, professores, coordenadores pedagógicos e pais. Já a MOBFOG é uma competição experimental que desafia os participantes a construir e lançar foguetes capazes de alcançar grandes distâncias.
Essa foi a terceira vez que a unidade do SESI Furquim participou das competições. Durante a cerimônia de entrega, que reuniu pais e alunos, o professor Gabriel Deltrejo destacou a importância do momento. "A cultura e valores olímpicos acadêmicos são trabalhados desde o primeiro ano do ensino fundamental. Estamos cultivando uma cultura de valorização do conhecimento e envolvendo os pais nesse processo, pois plantamos as sementes e eles as nutrem em casa", diz.
Além de celebrar o desempenho, o evento também destacou a relevância das olimpíadas educacionais para o ingresso em universidades públicas por meio das vagas olímpicas. Essas vagas permitem que estudantes medalhistas de competições científicas nacionais ou internacionais ingressem em instituições de ensino superior sem a necessidade de realizar processos seletivos tradicionais, valorizando o mérito acadêmico dos alunos.
O SESI-SP incentiva constantemente a participação de seus alunos nessas competições como forma de destacar talentos e facilitar o acesso às universidades. Este ano, a Escola SESI Furquim também esteve presente em outras competições importantes, como as Olimpíadas de Matemática (Canguru, Matific e OBMEP Mirim), Olímpiada de Língua Portuguesa e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), reforçando seu compromisso com a excelência educacional e o desenvolvimento integral dos estudantes.