O que está buscando?

Aprendizado e autoconhecimento são temas de encontros com alunos e jovens aprendizes

Projeto é realizado com estudantes do Ensino Médio e do Programa Jovem Aprendiz, conduzido por um profissional coach formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coach)

 Por: Por SESI Presidente Prudente
22/04/201916:04- atualizado às 17:36 em 24/04/2019

No início do mês de abril, duzentos e cinco alunos do ensino articulado SESI/SENAI (que associa a formação básica à profissional) foram contratados pelo Serviço Social da Indústria (SESI) de São Paulo em todo o Estado, com o compromisso de desenvolver um projeto autoral, visando contribuir para a transformação das realidades locais, deixando um legado para a sociedade. 

Em Presidente Prudente, dois jovens estão participarando desse projeto e, em menos de um mês, já puderam vivenciar experiências muito enriquecedoras. Umas delas promove encontros semanais entre os aprendizes e alguns alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola SESI, ministrados por um Coach, formado pelo IBC (Instituto Brasileiro de Coach).

Para quem ainda não conhece muito bem, o coaching é um processo dinâmico que auxilia as pessoas a identificarem a sua missão, visão, objetivos e metas, sejam elas pessoais ou profissionais. Há diversas ferramentas que ajudam na condução das atividades, como: roda da vida, tríade do tempo, feedback 360º, perguntas poderosas, swot, smart, crenças limitantes e fortalecedoras.

Para Guilherme Silva Souza Lemos, jovem aprendiz, o coaching foi uma experiência nova e surpreendente. "No início, eu tinha em mente que seria algo teórico ou de simples discussões, mas no final percebi que é bom para o emocional e para o psicológico e corrobora para o autoentendimento."

O Diego Lucas Hattori Dallaqua, que também é jovem aprendiz, relatou que foi uma vivência libertadora e relaxante. "Refletimos sobre fatos bons que já aconteceram em nossa vida e momentos de felicidade. Em seguida, realizamos uma atividade de reflexão sobre como administramos nosso tempo e o nível de atenção que damos às determinadas áreas da nossa vida."

Para os alunos da escola, o encontro também foi bastante positivo. Segundo Athos Torres Ferreira, estudante do Ensino Médio, "o encontro despertou um olhar para o futuro, foi um mix de 'obrigado por ter o que eu tenho, por chegar onde eu cheguei' e 'eu posso e consigo chegar mais longe'. Assim, foi possível refletir sobre o que é: Importante, Urgente e Circunstancial.

Por fim, Andressa Bargas Vioto, estudante da escola, também contribui com seu depoimento inspirador. "No começo, pensei que não seria muito legal, seria só mais uma aula, mas mudou muito o meu pensamento sobre tudo, principalmente sobre as coisas/atividades que eu faço no dia a dia. Eu deixava as atividades importantes para trás e as circunstâncias à frente, e isso ocupava muito meu tempo. Tive a honra de melhorar meus hábitos diários, de participar de um entretenimento muito satisfatório e espero continuar nele."

 

Leia também