Dois alunos ficaram entre os 100 melhores do Brasil
Por: Mayara Tolotti - SESI Presidente Prudente
10/07/201915:29- atualizado às 15:30 em 10/07/2019
Durante os meses de março e abril, a escola SESI de Presidente Prudente participou do Concurso Cultural Movimentos Mobilizadores da Educação, na categoria Internet com Ética, com estudantes do 6º ao 9º ano. O Centro Educacional 284 ficou com o 1º lugar na categoria Escola e os jovens Otávio Adão Dos Santos e Taís Rocha Alves ficaram entre os 100 melhores alunos do Brasil.
O tema trabalhado foi cyberbullying e os jovens puderam aprender sobre o assunto de uma forma diferente e divertida, promovendo debate crítico e ampliando seus conhecimentos, por meio de recursos de aprendizagem ativa através de um jogo on-line.
Além de abordarem este tema no concurso, o assunto foi explorado também no dia a dia escolar, dentro dos projetos Eixos Integradores e no programa Cyber Learder.
Os professores e a unidade escolar tiveram papel importantíssimo na divulgação da campanha, que envolveu 98 estudantes da unidade e integrou 106 familiares nesta ação.
Movimentos Mobilizadores
Os Movimentos Mobilizadores são uma iniciativa social e educacional do Active Learning Ecosystem, que une empresas, entidades do terceiro setor e pessoas de diversas áreas, com a finalidade de incentivar a comunidade escolar a trabalhar temas atuais relevantes, de maneira diferente e divertida.
Os M&Ms visam promover o debate crítico de ideias e ampliar o conhecimento, por meio de recursos de aprendizagem ativa, produzindo inspirações criativas com a força e o entusiasmo suficientes para transpor a sala de aula.
Os M&Ms ocorrem ao longo do ano, por meio de gameficações e concursos culturais, com muitos prêmios para os alunos e as escolas.
Temas
Internet com Ética (março e abril), Cidades Inteligentes (maio ejunho), Robôs na Nossa Vida (agosto e setembro) e Voando alto (novembro edezembro).
Público-alvo
Alunos de escolas públicas e privadas, seus familiares, professores e gestores das escolas. Os M&M foram desenvolvidos para alunos das seguintes idades:
Internet com Ética – 11 a 16 anos
Cidades Inteligentes – 6 a 11 anos
Robôs na Nossa Vida – 6 a 11 anos
Voando Alto – 11 a 16 anos
Como a família e o aluno participam?
O aluno participa por meio do jogo on-line, pelo app, jogo físico na escola e em casa, podendo, também, tornar-se Aluno Embaixador (ainscrição está aberta no nosso site).
A família participa estudando os conteúdos disponíveis no site, acompanhando o desenvolvimento educacional do aluno, criando debates sobre o tema e por meio do jogo físico para se integrar mais com o tema.