Professores realizaram diferentes atividades para receber os alunos da escola
Por: Por SESI Presidente Prudente
28/01/201918:50- atualizado às 18:50 em 28/01/2019
Após uma semana de planejamento e troca de ideias durante o Saber em Ação, os professores das escolas SESI-SP puderam colocar em prática tudo o que foi discutido na última semana e deram início, nesta segunda-feira, dia 28 de janeiro, ao ano letivo de 2019.
Em Presidente Prudente, os professores do Ensino Fundamental e Médio realizaram ações pedagógicas e interativas com os alunos, a fim de recepcioná-los com muito empenho e dedicação.
As professoras Ana Maria e Simone desenvolveram com as turmas do terceiro ano do Ensino Fundamental a dinâmica “A bola dos sentimentos”. Sentados em círculo no pátio da escola, os estudantes receberam uma bola repleta de palavras que expressavam as emoções. Cada um pôde escolher uma dessas palavras e compartilhar com os amigos o que pensava sobre os elas. Dessa forma, os educadores trabalharam a importância dos valores e dos sentimentos para uma convivência harmoniosa.
O professor Walter recebeu a turma do segundo ano do Ensino Fundamental com uma música de boas-vindas, tocada no piano. A professora Camila promoveu atividades de reflexão com os alunos do oitavo e nono anos do Fundamental, instigando-os a expor suas ideias e desejos com relação às práticas educativas em Artes na sala de aula.
Já a professora Selma abriu as portas do mundo da magia, recepcionou as crianças do quarto ano fantasiada e promoveu uma dinâmica de grupo contemplando as relações de companheirismo entre os participantes. Os estudantes também entraram no clima e se fantasiaram, dando início ao projeto “Príncipes e princesas da leitura”.
Mais uma ação de destaque deste dia foi promovida pelo professor Diego, de Língua Portuguesa. Com os jovens do primeiro ano do Ensino Médio, foi realizada a dinâmica “Eu escolho você”. Com base nas reflexões sobre a transição entre Ensino Fundamental e Médio, o professor propôs uma interação entre situações da vida (positivas e negativas) em que há necessidade da ajuda de alguém. Ao final, foi trabalhada a importância do trabalho em equipe e da confiança em ajudar e ser ajudado!
Estas foram apenas algumas das atividades trabalhadas no primeiro dia de aula. Ao longo do ano, muito aprendizado, troca de experiências e integração ainda farão parte das rotinas dos alunos e professores. Sejam todos bem-vindos! Que seja um 2019 inspirador!