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Alunos da Escola SESI de Presidente Prudente desenvolvem mundo imaginário

Criatividade, dedicação e participação da família marcaram a ação, comandada pela professora Tatyana Ribeiro

 Por: Mayara Tolotti - Comunicação Regional
23/09/202015:05- atualizado às 16:09 em 23/09/2020

Até onde a sua imaginação pode ir?

Se depender da professora Tatyana Ribeiro e de seus alunos da Escola SESI de Presidente Prudente, não há limites para esse voo...

Foi unindo criatividade, dedicação e apoio da família, que a turma do 3º Ano do Ensino Fundamental construiu um mundo imaginário para representar os seres vivos, organizados em níveis de classificação: os que nascem, os que crescem, os que se reproduzem e os que morrem.

A atividade de Ciências da Natureza tomou como base o livro "O menino que colecionava guarda-chuvas", de Alexandre de Castro Gomes, e seguiu as orientações didáticas do Movimento do Aprender.

Inicialmente, foi feito um levantamento de conhecimentos prévios sobre os seres vivos e não vivos, para realizar uma roda de conversa dinâmica, com contação de histórias e bate-papo entre os alunos.

Numa dimensão lúdica, a história trouxe inúmeras possibilidades de desenvolvimento: produção escrita, exploração da oralidade, leitura com a entonação correta, tempo de escuta, pensamento criativo e poder da imaginação.

Para que o desenvolvimento da ação fosse efetivo, a professora apresentou o roteiro de estudos no início da semana, indicando as atividades que seriam trabalhadas com o guarda-chuvas, bem como a necessidade dos materiais que seriam utilizados nas aulas. Em seguida, foi solicitado a cada criança que providenciasse um guarda-chuvas ou um cabide e que escolhesse objetos para representar diferentes aspectos da vida: ser vivo, amor para a família, bebê, foto dos avós, garrafinha de água e foto da família.

Segundo Tatyana, “a atividade aconteceu de uma forma simples, breve e lúdica. Criatividade não faltou para os pequenos e o envolvimento da família foi maravilhoso. Os estudantes demonstraram grande interesse pelo assunto e foi muito positivo visualizar a dedicação de cada um, evidenciando as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente”, afirma.

Para Josilaine Spigaroli, mão da Manuela, de 8 anos, a atividade foi enriquecedora! "Todos aqui em casa participamos de uma forma ou de outra. Foi um momento único sentar ao redor dos álbuns de fotos, recordar momentos felizes e explicar para a Manuela a importância de todos os componentes que faziam parte do 'mundo imaginário'. Gosto muito de incentivar a participação da minha filha nas aulas e esse momento da contação de história foi maravilhoso", relata ela.

"A iniciativa da professora Taty foi incrível! Além de estimular a leitura, foi também uma forma de atrair as crianças para as aulas, dando vida à história, aumentando ainda mais o elo entre professor e aluno. Mesmo distantes, temos certeza de que estamos sempre juntos", completa Josilaine.

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